segunda-feira, 8 de agosto de 2011


O QUE ACONTECEU NO DIA 9 DO MÊS DE AV?
Em Tishá Be Av, cinco calamidades nacionais ocorreram:

1. No tempo de Moisés, os judeus no deserto aceitaram o relatório difamador dos 12 Espiões, e o decreto de proibição de entrada na Terra de Israel foi emitido. (1312 Antes da Era Comum)

2. O Primeiro Templo foi destruído pelos babilônios, liderados por Nabucodonosol. 100,000 judeus foram sacrificados e milhões foram exilados. (586 Antes da Era Comum)

3. O Segundo Templo foi destruído pelos Romanos, liderados por Titus. Cerca de dois milhões de judeus morreram, e um milhão foram exilados. (70 Era Comum).

4. A revolta de Bar Kochba foi reprimida violentamente pelo Imperador romano Hadrian. A cidade de Betar, a última estadia dos judeus contra os Romanos foi capturada e liquidada. Mais de 100,000 judeus foram sacrificados. (135 Era Comum )

5. A área onde ficava o Templo e o ambiente ao redor deste foram destruídos pelo general romano Turnus Rufus. Jerusalém foi reconstruída como uma cidade pagã renomeada Aelia Capitolina e o acesso aos judeus era proibido.

Outros infortúnios graves ocorreram ao longo da história judaica no dia 9 de Av:

A Inquisição espanhola culminou com a expulsão dos judeus da Espanha em Tishá Be Av, em 1492.
A Primeira Grande Guerra mundial estourou inesperadamente na véspera de Tishá Be Av em 1914, quando a Alemanha declarou guerra contra a Rússia. O ressentimento alemão vindo da guerra preparou o terreno para o Holocausto.
Na véspera de Tishá Be Av, em 1942, a deportação de judeus em massa começou no Gueto de Warsaw a caminho de Treblinka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário